
Chega o verão, o calor e junto há uma maior disseminação de enterovírus, que são vírus que têm preferência pelo trato gastrointestinal e por isso causam sintomas de VÔMITOS, DIARREIA e DOR ABDOMINAL.
Mas o que fazer quando a criança começa a apresentar vômitos e diarreia?
– Se a criança estiver com vômitos que não melhoram após medicação via oral, o ideal é ir ao Pronto socorro para avaliar nível de hidratação e se necessário, medicar e hidratar.
– Se a criança estiver com a boca seca, olhos fundos e sem lágrimas, sem diurese há mais de 8 horas, irritada ou muito apática, ela está DESIDRATADA. Nesses casos, levar com urgência ao pronto socorro para hidratação intravenosa (na veia).
– Oferecer soro de reidratação oral após vômitos e diarreia.
O soro de reidratação oral (SRO) é uma solução com eletrólitos (sódio e potássio, além de açúcar) na quantidade certa para repor o que a criança está perdendo através dos vômitos e da diarreia. Atualmente, existem vários SROs com sabores mais agradáveis e, portanto com melhor aceitação pelas crianças.
– Diarreia aguda é quando as fezes mudam de consistência para mais amolecida a líquida e/ou aumenta o número de evacuações, pode durar até 14 dias.
O tratamento é hidratação com soro de reidratação oral.
– Se vier sangue na diarreia, procurar imediatamente o pronto socorro para tratamento adequado.
– Se a diarreia persistir por mais de 14 dias, levar a criança em um gastropediatra para investigação e tratamento.
Dra. Daniela Mendonça (gastropediatra)
CRM 20908 | RQE 12409
www.danielagastropediatra.com.br