
VACINA MENINGITE B
A vacina é novidade no Brasil e seu uso está recomendado para crianças a partir de 2 meses de idade e adultos até 50 anos.
Crianças de 2 a 5 meses devem fazer 3 doses da vacina com intervalo de 2 meses entre elas. Mais uma dose de reforço entre 12 e 15 meses.
Crianças de 6 a 11 meses devem fazer 2 doses da vacina com intervalo de 2 meses entre elas. Mais uma dose de reforço no segundo ano de vida.
Crianças de 12 meses a 10 anos meses devem fazer 2 doses da vacina com intervalo de 2 meses entre elas.
A partir de 11 anos devem fazer 2 doses da vacina com intervalo de 1 meses entre elas.
O que é Meningite?
Meningite é a inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É considerada grave por atuar em órgãos nobres do sistema nervoso. A meningite pode provocar lesões mentais, motoras e auditivas.
A Meningite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros agentes
A transmissão da meningite se faz basicamente através do contato entre uma pessoa doente ou portadora da bactéria (mesmo que assintomática) e outra pessoa susceptível através da saliva, secreções respiratórias, fala, beijo, aglomerações, ambientes fechados são fatores que facilitam a transmissão das meningites.
Quais os sintomas?
Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarreia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas. O paciente necessita receber o antibiótico o mais rápido possível.
As meningites causadas por vírus são as mais frequentes. Em geral são de menor gravidade, embora alguns vírus apresentam casos graves, por vezes fatais. Normalmente evolui em 5 a 10 dias para a cura. Raramente deixam sequelas.
Como prevenir?
Entre os meningococos, os mais frequentes no Brasil são os dos sorogrupos C, B, W e Y. A prevenção da meningite bacteriana pode ser realizada por meio do uso das seguintes vacinas:
Vacina Meningite C – crianças recebem duas doses da vacina no primeiro ano de vida. Depois se recomenda a vacinação com a vacina ACWY.
Vacina Meningite B – foi recentemente lançada. Está recomendada para crianças e adultos. Para crianças menores de 1 anos são recomendadas 3 doses da vacina e para maiores de 1 ano apenas duas doses.
Vacina Meningite A,C, W, Y – faz proteção contra 4 tipos de meningococo. Para crianças, a vacinação deve iniciar aos 3 meses de idade com três doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos. Para adultos, dose única.
Veja o Calendário de Vacinação completo por faixa etária: Calendários de Vacinação