
Tédio e Tempo livre estimulam a criatividade das crianças!
Com grande parte do seu tempo passado na escola e gasto na realização da lição de casa, muitas crianças acumulam sobrecarga de atividades. Sobra pouquíssimo tempo livre. E isso impacta profundamente o desenvolvimento infantil. Estamos criando adultos menos criativos, mais robotizados, que precisam estar ocupados o tempo todo e que sentem que está sempre faltando alguma coisa.
Além da sobrecarga de atividades, muitas vezes os espaços entre uma atividade e outra são preenchidos com excesso de tecnologia, como jogos, celulares e tablets.
O problema é o superestímulo que eles fornecem. Por meio desses aparelhos, a criança se acostuma a vivenciar tudo muito rápido. Então, qualquer coisa com menos velocidade vai entediar. Além disso, esses eletrônicos proporcionam uma continuidade que é ao mesmo tempo cômoda e alienante: quando um vídeo termina, outro começa em seguida. Quando a criança passa uma fase do jogo, a próxima se inicia imediatamente. Não há uma pausa sequer para pensar se quer continuar ali ou não. Então, ela acaba entrando em um modo automático de entretenimento.
Ter tempo para não fazer nada é essencial para que as crianças adquiram habilidades que vão fazer a diferença em toda a sua vida. É preciso entender que a criança precisa ficar um pouco sozinha, para fazer as coisas no seu tempo e desenvolver a criatividade, ou simplesmente aprender a tolerar esse momento sem aflição.
Quando estamos sem nada para fazer, nosso cérebro constrói conexões. É quando ele elabora os estímulos que recebemos ao longo do dia: tudo o que ouvimos, vimos e sentimos.
Devemos resistir ao impulso de (sempre) querer proporcionar atividades para a criança e interferir o mínimo possível, dando à criança a chance de encontrar mecanismos para se auto entreter; seja desenhando, lendo, brincando ou simplesmente aprendendo a ficar numa boa em sua própria companhia, sem sentir angústia por não estar ocupada.
Às vezes, a melhor forma de aproveitar o tempo é estar aberto e não fazer nada: contemplar o céu, sentir o tapete macio, fechar os olhos e ouvir os sons ao redor. É assim que a criança vai aprender a encontrar pequenas alegrias em cada momento da vida e saber aproveitar a cabeça livre para ter grandes ideias, grandes projetos. Hoje e no futuro!
(Fonte: revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2017/02/tedio-saiba-por-que-ele-e-importante-para-o-seu-filho.html)