O que é hérnia, hérnia umbilical e hérnia inguinal?

27 de junho de 2016

A hérnia ocorre quando uma parte do intestino se projeta através dos músculos abdominais fracos. A protuberância mole é vista sob a pele onde ocorreu a hérnia. Nas crianças, a hérnia ocorre geralmente em um dos dois lugares:

ao redor do umbigo (Hérnia umbilical)

na região da virilha (Hérnia Inguinal)

A hérnia pode desenvolver-se nos primeiros meses após o nascimento do bebê, por causa de uma fraqueza nos músculos do abdome. A hérnia inguinal e a umbilical acontecem por razões ligeiramente diferentes.

Por que uma hérnia é uma preocupação?

Ocasionalmente, uma alça de intestino delgado que se projeta através de uma hérnia pode ficar presa e não pode ser reduzida. Isso significa que a alça intestinal não pode ser empurrada de volta para a cavidade abdominal. Quando isso acontece, essa parte do intestino pode perder a irrigação sanguínea. A irrigação sanguínea ideal é necessária para que o intestino seja saudável e funcione adequadamente.

Quais são os sintomas da hérnia?

As hérnias ocorrem normalmente em recém-nascidos, mas podem não ser perceptíveis por várias semanas ou meses após o nascimento.

A tensão e o choro não causam hérnias, no entanto, o aumento da pressão no abdome pode tornar a hérnia mais perceptível.

As hérnias umbilicais aparecem como uma projeção ou inchaço na região do umbigo. O inchaço pode ser mais perceptível quando o bebê chora, podendo diminuir ou desaparecer quando o bebê relaxa. Se o médico empurrar suavemente essa protuberância quando a criança está calma e deitada, ela geralmente diminui ou volta para o abdome.

As hérnias inguinais aparecem como uma projeção ou inchaço na virilha ou no escroto. O inchaço pode ser mais perceptível quando o bebê chora, podendo diminuir ou desaparecer quando o bebê relaxa. Se o médico empurrar suavemente essa protuberância quando a criança está calma e deitada, ela geralmente diminui ou volta para o abdome.

Se a hérnia não puder ser reduzida, a alça de intestino pode ficar presa na área enfraquecida dos músculos abdominais. Os sintomas que podem ser observados nesses casos são, entre outros:

abdome cheio e redondo

vômitos

dor ou irritabilidade

vermelhidão ou manchas

febre

Os sintomas de hérnia podem se semelhantes aos de outras doenças ou problemas médicos. A pessoa deve consultar o médico da criança para fazer um diagnóstico.

Quando a criança tem um ano de idade, muitas hérnias umbilicais podem ter fechado sozinhas, sem necessidade de cirurgia. Quase todas as hérnias umbilicais fecham sem cirurgia aos 5 anos de idade.

Colocar uma moeda ou enfaixar a hérnia não resolve nada.

Há muitas opiniões sobre a necessidade de reparo cirúrgico da hérnia umbilical. Em geral, quando a hérnia se torna maior com a idade, não é redutível, ou ainda está presente após 3 anos, o médico pode sugerir que o reparo cirúrgico. Sempre consulte o médico da criança para determinar o que é melhor para ela.

A Fernanda H. C. Vargas é Cirurgiã Pediátrica especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva na Clínica Clipi, para agendar uma consulta ligue: 3367-2727

Posted in cirurgia, pediatria