Meningite – Viral ou Bacteriana

15 de novembro de 2016

O Brasil é um dos países que considera meningite uma doença endêmica – casos são esperados durante todo o ano –, porém quadros virais são mais comuns no verão e bacterianos, no inverno, podendo ocorrer surtos.

A meningite viral pode ser causada por tipos diferentes de vírus. Não existe um vírus específico causador de meningite. Isto significa que um vírus que causa gripe em uma pessoa, por exemplo, pode causar meningite em outra. Na maioria dos casos a meningite viral é mais benigna, porém requer acompanhamento médico, evoluindo para a cura sem sequelas.

Já a meningite bacteriana é a mais grave. A bactéria comumente responsável pelos quadros mais graves e fatais é o meningococo.

Os sintomas da viral e da bacteriana podem ser muito parecidos no início do quadro. Em geral, começa com febre e dor de cabeça. Esta dor de cabeça acontece, em muitos casos, na cabeça inteira e é dos sintomas que mais chamam a atenção. A pressão intracraniana aumenta muito. Fica difícil encostar o queixo no tórax. As pessoas ficam muito indispostas, sem vontade de fazer nada. Crianças ficam extremamente irritadas e, nos bebês, a moleira pode ficar bem abaulada. Enjoo e vômitos em jatos fortes geralmente estão presentes.

Somente o exame do líquor, (análise do líquido que banha a espinha e o sistema nervoso central) pode garantir o diagnóstico com precisão.

Existem vacinas contra a Meningite Bacteriana dos tipos C, B e a conjugada ACWY. Todas estas vacinas têm uma eficácia excelente. É essencial manter as vacinas em dia.

Confira os calendários de vacinação por faixa etária: Calendário de Vacinas

Posted in pediatria, Vacina