Meningite Meningocócica

21 de abril de 2016

O que é Meningite Meningocócica?

A Meningite Meningocócica é uma grave infecção que ocorre nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca, prostração, febre alta são sintomas característicos do quadro de meningite. A forma de transmissão de doença é por meio de contato íntimo, como o beijo, através de secreções expelidas pela fala, tosse ou espirro, compartilhamento de objetos ou aglomerações. Crianças de até 6 anos de idade ainda não tem seus sistemas imunológicos completamente consolidados, portanto, são as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos, também fazem parte do grupo de maior risco.

Pode ser causada por infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária, porém a Meningite Bacteriana é a mais grave e que pode levar a sequelas neurológicas e a óbito.

Existem várias bactérias causadoras da Meningite, entre elas estão a Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae b e Streptococcus pneumoniae.

A prevenção contra Haemophilus influenzae b é feita na infância com a vacinação de rotina da Hexavalente e Pentavalente. Contra o Streptococcus pneumoniae a prevenção pode ser feita através da vacinação contra Pneumonia.

A prevenção contra a Neisseria meningitidis, que possui 5 sorogrupos, sendo eles: A, B, C, W-135, X e Y também pode ser feita através de vacinação contra Meningite.

 

 

Existem hoje no Brasil três vacinas disponíveis:

Vacina Meningocócica C, que previne contra o sorogrupo C;

Vacina Meningocócica ACWY, que previne contra os sorogrupos A, C, W-135 e Y.

Vacina Meningocócica B, que previne contra sorogrupo B.

Veja o Calendário de Vacinas por faixa etária:  Calendário de Vacinas

 

Posted in pediatria, Vacina