Mas afinal, por que ter amigos é tão importante para as crianças?

21 de julho de 2016

A pesquisa, intitulada Dividir para Somar, tem o intuito de mostrar como o ato de brincar e de socializar com outras crianças é importante para o desenvolvimento infantil.

No estudo, a doutora em Antropologia e Pedagogia, Adriana Friedman  ressalta que nem sempre é através da palavra que todos têm  habilidade de se expressar e é por esse motivo que o brincar é uma forma expressiva tão fundamental para o desenvolvimento do ser humano. O brincar facilita a expressão de medos, tristezas, frustrações, angústias, sentimentos de insegurança que as crianças vivem, mas não conseguem verbalizar. E observar as atitudes das crianças e suas emoções durante as brincadeiras é uma forma dos adultos as conhecerem e entenderem melhor.

Em relação à importância de ter amigos e brincar junto, o estudo mostrou que, além de dar a criança meios de entretenimento, as amizades proporcionam um sentimento de pertencimento e até bases para a formação da própria identidade.

Cada tipo de brincadeira contribui de uma forma diferente para o desenvolvimento. Brincadeiras mais corporais, como esconde-esconde e pega-pega, trabalham a atenção e a coordenação motora. Brincadeiras de faz-de-conta podem ajudar as crianças na socialização, aprendendo a se colocar no lugar dos outros. Atividades de roda são ótimas para se sentir membro de um grupo e as mais lúdicas têm o potencial de desenvolver a criatividade, a descoberta e a autonomia, por exemplo.

Fonte: http://www.paisefilhos.com.br/crianca/mas-afinal-por-que-ter-amigos-e-tao-importante-para-as-criancas/