
A água é o principal componente do organismo das crianças. Ela atua no equilíbrio da temperatura e atinge todas as células e todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro.
A boa hidratação é fator fundamental para que todas as funções sejam desempenhadas de maneira adequada.
No verão, os pais devem ter um cuidado ainda maior, já que os dias quentes exigem um aumento no consumo de água.
O consumo de líquido pelas crianças deve ser incentivado pelos pais, para que se torne um habito saudável. A quantidade oscila de acordo com algumas variáveis. Por exemplo: nível de atividade física praticado, idade e composição da refeição, pois existem alimentos ricos em água – frutas, como melancia e melão, por exemplo – que podem contribuir para o consumo diário.
Crianças entre 1 e 3 anos de idade devem consumir cerca de 1,3 litros de líquidos por dia, entre 4 e 8 anos precisam de 1,7 litros diários.
Verificar a qualidade das bebidas também é fundamental, visando, principalmente, evitar a ingestão excessiva de açúcares. Conforme mencionado, a água participa das funções vitais e não deve ser substituída. Os pais precisam incentivar o consumo da bebida, mesmo que a criança não peça, explicando a importância dela. Sucos e chás também podem ser oferecidos.
– Inclua mais frutas nas refeições principais e nos lanches, como melancia, melão, laranja e abacaxi.
– Coloque uma garrafinha de água na mochila da escola.
– As crianças imitam os adultos, principalmente os pais. Por isso, dê o exemplo e beba água, várias vezes ao dia, em frente dos seus filhos.
– Mantenha sempre uma garrafa de água com você, caso a crianças fique com sede na rua.
– Varie a oferta de líquidos. Além da água, ofereça água de coco, chá gelado e suco de fruta natural.
Fonte: Hidratação das crianças no verão