
O QUE É A FUMAÇA DO CIGARRO?
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos e contém mais de 60 cancerígenos.
O QUE É FUMANTE PASSIVO?
É o indivíduo que convive com fumantes e respira a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
CONSEQUÊNCIAS PARA A CRIANÇA
A criança exposta continuamente a um ambiente de fumantes pode sofrer consequências por toda a sua vida, tais como:
- menor estatura
- retardo no desenvolvimento mental
- maior ocorrência de doenças respiratórias (pneumonia, bronquites, tosse e outros)
- agravamento de processos alérgicos (rinites, chiado no peito, crises asmáticas), diminuição da capacidade pulmonar
FUMO E GRAVIDEZ
Fumar durante a gravidez traz sérios riscos para a gestante como também aumenta o risco de mortalidade fetal e infantil, tais como:
- abortamentos espontâneos
- mortes fetais e de recém-nascidos
- gravidez tubária
- placenta prévia
- deslocamento prematuro da placenta
- episódios de sangramento
A gestante fumante apresenta mais complicações durante o parto e têm o dobro de chances de ter um bebê de menor peso e menor comprimento quando comparada à gestante que não fuma.
FUMO E O BEBÊ
A nicotina também está presente no leite materno de mamães fumantes. Nesses casos, após cada mamada, o bebê poderá apresentar agitação, choro, vômito e até mesmo alterações de seu ritmo cardíaco.
A Dra. Roberta Dequi é médica Pneumologista Pediátrica da CLIPI, você pode agendar sua consulta pelo telefone: (47) 3367-2727 ou WhhatsApp: (47) 9 8485-2727.